quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

MATERIAIS ESPECIAIS


O desenvolvimento da tecnologia contribuiu para o surgimento dos inúmeros multimeios (materiais não bibliográficos) que existem na sociedade atual. Assim, Hoje, nós temos uma diversidade de informações em vários suportes e formatos, tornado um desafio para o trabalho dos profissionais da informação, no que se refere ao tratamento técnico com catalogação, indexação e classificação.
Sobre isso Amaral, (1987, p.49) discorre que:
Muitas vezes os multimeios surgem nas bibliotecas por acaso, recebidos por doaçio, como propaganda, ou em virtude de algum convênio assinado. Sendo materiais em rápida expansão, apresentando-se em vários formatos, o que cria dificuldades na sua organização, nem sempre os bibliotecários se sentem seguros quanto à forma adequada de tratá-los. Além deste fato, existe, na maioria das bibliotecas, um acúmulo de material pendente no processamento técnico, e isto contribui pàra que não seja dada prioridade ao tratamento dos multimeios.


 Para Ferreira (2016, p.32), “Os Multimeios – também chamados de materiais não convencionais, materiais não-bibliográficos – são materiais que independem de suporte para conter algum tipo de informação”. Deste modo, eles também apresentam uma enorme importância nos acervos das bibliotecas, portanto, não podemos nos limitar somente aos livros impressos, visto que eles podem ser fontes de informação e conhecimento para os usuários, uma vez que:
Os multimeios não devem ser considerados apenas como complementação de livros, pois têm seu valor próprio. São importantes fontes de pesquisa histórica para pesquisadores sociais, historiadores e antropólogos, que deviam utilizá·los intensamente. A documentação iconográfica e o cinema, por exemplo, têm destacado papel na preservação da riqueza cultural de um povo e devem ser explorados com este fim. Os multimeios são amplamente difundidos e têm um destaque especial na sua aplicação no ensino e aprendizagem, sendo enfatizada a sua importância pela tecnologia educacional, bastante desenvolvida no Brasil. (AMARAL, 1987, p.52-53).


Nesse sentido, o bibliotecário precisa ter novas habilidades, competências e interesse para trabalhar com todo e tipo de suporte informacional, ou seja, este não pode se limitar somente aos documentos no formato impresso. É necessário pensar na necessidade informacional dos usuários que a cada dia desejam mais rapidez e precisão na recuperação das informações.
TIPOS DE MATERIAIS ESPECIAIS
Artefatos tridimensionais e Reálias 
·         ARTEFATO TRIDIMENSIONAL: é qualquer objeto produzido pelo homem de forma artesanal ou industrializada, como brinquedos, jogos, esculturas, medalhas, quadros etc... ( SILVA, 2002, p. 12).
Fonte: Google
·         REÁLIAS: objetos autênticos, reais, que se encontram na natureza, como rochas, fósseis etc... (SILVA, 2002, p. 12).
Fonte: Google

Filmes Cinematográficos e Gravações de Vídeo
·         São reproduções em miniatura de uma imagem, que não pode ser utilizada sem ampliação, contendo uma sucessão de imagens projetadas para serem vistas figura por figura, com ou sem som. (SILVA, 2002, p. 13).
Fonte: Google

Material Cartográfico
·         Estão inseridos Mapas, Cartas, Globos, Atlas, todo e qualquer item que ilustre uma representação gráfica de qualquer parte da Terra, do universo ou até de lugares imaginários. (SILVA, 2002, p. 14).
Fonte: Google

Gravações de Som
·         Na categoria Gravações de Som compreendem-se discos, fitas cassete, bobinas, CD's dentre outros. (SILVA, 2002, p. 15).
Fonte: Google

Música Impressa
·         Segundo Ferreira (1993 apud SILVA, 2002, p ), Partitura, que é o que caracteriza a Música Impressa, é a disposição gráfica das partes vocais e instrumentais de uma composição, a fim de permitir leitura simultânea. Ela é formada por várias pautas nas quais são inscritas as notas musicais.
Fonte: Google


Materiais Iconográficos
·         Em Materiais Iconográficos, segundo Pazin (1993), estão inseridos materiais opacos, como originais de artes, reproduções de arte bidimensionais, quadros, cartazes fotografias, selos, cartões-postais..., e materiais transparentes, para serem projetados ou vistos com o auxílio de um instrumento, diapositivos como slides e transparências. (SILVA, 2002, p. 16).
Fonte: GoogleFonte: GoogleFonte: Google


Arquivos de Computador
·         Em Arquivos de Computador estão contidos tanto os dados que são armazenados como os programas que servem para processar esses dados, são fitas e discos magnéticos, que servem de suporte para as informações ( CD- ROM, DVD-ROM, DISQUETE).

Fonte: Google

Recorte
 Os Recortes são artigos de revistas, jornais, boletins, informativos... vários materiais informacionais, que nem sempre podem ser armazenados na íntegra, mesmo porque, não interessa à Biblioteca/Centro de Informação, como por exemplo jornais, que são diariamente editados, tornando-se impossível armazená-los num todo por falta de espaço físico e mesmo por trazerem assuntos gerais.
Fonte: Google


REFERÊNCIAS

AMARAL, S. A. do. Os multimeios, a biblioteca e o bibliotecário. In: Revista de Biblioteconomia de Brasília, v.15, n.1, 45-68, jan./jun. 1987.

FERREIRA, Brenda Mendes. Multimeios: decifrando sua diversidade informacional nas bibliotecas.  2016.  89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.

SILVA, Ana Cristina da. Materiais especiais: conceitos, tratamentos e formação de uma hemeroteca. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Monografia)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte



7 comentários:

  1. Fransclean;Mauro Célio;Rosa Mary
    O material dispõe de uma infinidade de conhecimentos onde os alunos da disciplina Representação Descritiva II explorarem da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal,
      Por favor esclareçam o significado de "material"

      Excluir
  2. Estes conceitos são abrangentes e deixam claro as diferenças entre os diversos tipos de multimeios. Cada um possui suas particularidades e formatos, constituindo-se como fontes de informação. No AACR2 encontramos as regras e diretrizes para a descrição destes. Em nome de: Camilla Reis, Edna Oliveira, Gracileide Reis, Rosamaria Xavier, Irla Marques, Thamiris Silva.

    ResponderExcluir
  3. Alessandra, Cinthia, Patrícia, Silvestre e Jacqueline5 de maio de 2017 às 06:55

    Existem vários conceitos formulados por várias áreas de conhecimento sobre os multimeios, contudo apresentam em comum a intencionalidade de promover uma comunicação que fuja do tradicional (suporte livro). São suportes que transmitem informação de forma a proporcionar lazer e cultura simultaneamente e não considerados complementação de livros, pois estes tem seu próprio valor.

    ResponderExcluir