quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

GRAVAÇÕES DE SOM








As gravações de som compreendem mais especificamente discos, fitas cassete, bobinas, rolos para  pianolas e trilhas sonoras (AACR2, 2004, p. 8-2).






Qual a FONTE PRINCIPAL DE INFORMAÇÃO para este tipo de recurso?

A fonte principal de informação para um dos tipos mais importantes de gravação de som é informada abaixo. Se houver duas ou mais fontes principais de informação considere-as como uma única fonte principal. (AACR2, 2004, p. 8-3).

TIPO
FONTE PRINCIPAL
Disco
Disco e etiqueta
Fita (bobina aberta)
Bobina e etiqueta
Fita cassete
Cassete e etiqueta
Fita cartucho
Cartucho e etiqueta
Rolo
Etiqueta
Gravação de som em filme
Contêiner e etiqueta


ATENÇÃO!!!!



Quais as FONTES DE INFORMAÇÃO PRESCRITAS para a descrição deste recurso?

ÁREA 1
Fonte principal de informação
ÁREAS 2, 3, 4 e 6
Fonte principal de informação, material adicional constituído de texto e contêiner.
ÁREAS 5, 7 e 8
Qualquer fonte


Exemplo:

Fonte: APEM




Regras do AACR2:


21.23C1. Se uma gravação de som, contendo obras de diferentes pessoas ou entidades, tiver um título coletivo, faça a entrada sob o cabeçalho estabelecido para a pessoa ou entidade apresentada como intérprete principal.
6.1A1. Pontuação.
6.1B1. Transcreva o título principal de acordo com as instruções de 1.1B. Para dados a serem incluídos nos títulos principais de itens musicais veja 5.1B.
6.1C1. Registre imediatamente após o título principal, a designação geral do material apropriado de acordo com as instruções de 1.1C.
6.1E1. Transcreve outras informações sobre o título de acordo com as instruções de 1.1E.
6.1F1. Transcreva as indicações de responsabilidade relativas àquelas pessoas ou entidades mencionadas como desempenhando um papel mais importante na criação do conteúdo intelectual da gravação de som (p. ex., autores de texto falado, compositores de música executada, coletores de material de campo, produtores que tiveram responsabilidade artística e/ou intelectual) de acordo com as instruções de 1.1F. Se a participação da(s) pessoa(s) ou entidade(s) mencionada(s) numa indicação encontrada na fonte principal de informação for além da atuação, execução ou interpretação de uma obra (como é usual no caso de música popular, rock, ou jazz), registre essa indicação como uma indicação de responsabilidade. Se, entretanto, a participação estiver limitada à atuação, execução ou interpretação (como acontece no caso de música erudita ou clássica e discursos gravados), registre a indicação na área das notas (veja 6.7B6).
6.4A1. Pontuação.
6.4C1. Registre o lugar de publicação, distribuição etc. de uma gravação de som publicada de acordo com as instruções de 1.4C.
6.4D1. Registre o nome do editor, etc. e opcionalmente o do distribuidor, de acordo com as instruções de 1.4D.
6.4F1. Registre a data de publicação, distribuição etc. de uma gravação de som publicada de acordo com as instruções de 1.4E.
6.5A1. Pontuação.
6.5B1. Registre o número de unidades físicas de uma gravação de som, registrando o número de partes em algarismos arábicos e um dos termos seguintes.
6.5B2. Registre o tempo de duração de uma gravação de som de acordo com as instruções de 1.5B4.
6.5C2. Tipo de gravação. Registre, para um disco ou fita, o tipo de gravação (isto é, a maneira pela qual o som está codificado no item).
6.5D2. Discos sonoros. Registre o diâmetro do disco em polegadas.

21.30J1. Faça entrada secundária sob o título principal de cada item cuja entrada principal tenha sido feita sob o cabeçalho estabelecido para uma pessoa, para uma entidade, ou pelo título uniforme.






Nenhum comentário:

Postar um comentário