quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

ARTEFATOS TRIDIMENSIONAIS E REALIA

      →  O capítulo 10 do AACR2 é destinado a descrição de artefatos 
              tridimensionais e realia. 

Qual a FONTE PRINCIPAL DE INFORMAÇÃO para este tipo de recurso?

A fonte principal de informação para os materiais abrangidos é o próprio objeto, juntamente com qualquer material textual ou contêiner, publicados pelo editor ou pelo fabricante do item. (AACR2, 2004, p. 8-3).

ATENÇÃO!!!!




Quais as FONTES DE INFORMAÇÃO PRESCRITAS para a descrição deste recurso?

TÍTULO E INDICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE, EDIÇÃO, PUBLICAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO, SÉRIE
Fonte principal de informação
DESCRIÇÃO FÍSICA, NOTAS, NÚMERO NORMALIZADO E MODALIDADES DE AQUISIÇÃO
Qualquer fonte





PARA LEMBRAR!!!!

Exemplo: 

Fonte: Casa de Cultura Josué Montello


  
Regras do AACR2:
21.5 Se uma obra for de autoria desconhecida ou incerta, ou proveniente de uma entidade sem nome, faça a entrada pelo título.
10.1B1 Transcreva o título principal de acordo com as instruções de 1.1B.
10.1C1 Acréscimo opcional. Designação geral do material.

10.4C Registre o lugar de publicação, distribuição etc. de um artefato editado, de acordo com as instruções de 1.4C.

1.4C6 Se nenhum lugar, provável ou não, puder ser determinado, registre a abreviatura s.l. (sine loco) ou seu equivalente em alfabeto não latino.

10.4D1. Registre o nome do editor etc., e, opcionalmente o do distribuidor, de acordo com as instruções de 1.4D.

1.4D6 Se o nome do editor, distribuidor etc. for desconhecido, registre s.n (sine nomine) ou seu equivalente em alfabeto não latino

10.4F1. Registre a data de publicação etc. de acordo com as instruções de 1.4F.

1.4F1. Para itens publicados, registre a data (i.e., ano) de publicação, distribuição etc. da edição, revisão etc. mencionada na área de edição.

10.5C1. Material. Quando apropriado, registre o material de que são feito os objetos

10.5D1. Quandoapropriado, registre as dimensões do objeto em centímetros, com a aproximação das frações ao centímetro seguinte.


10.7. Notas

3 comentários:

  1. Então jogos, como de video games e playstasion por exemplo, são artefatos tridimensionais?

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  2. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000100008
    Nesse link fala um pouco sobre esses artefatos e realia.

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