domingo, 8 de janeiro de 2017

AULA INAUGURAL SOBRE CATALOGAÇÃO

Na aula inicial, a Professora Dr.ª Cláudia Pecegueiro introduziu sua fala traçando um panorama da disciplina, com enfoque na Representação Descritiva de forma ampla, subsequentemente destacou a Representação Descritiva de Materiais Especiais, que será o eixo principal. Posteriormente exibiu uma videoaula do Curso de Biblioteconomia à Distância, da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Pode-se acessá-los no Vídeo 1 e Vídeo 2. Estes vídeos tratam sobre a Catalogação e catálogos, de forma que serviu para os alunos, como uma revisão, dos principais aspectos dessa disciplina.
 Na primeira videoaula, a Vildeane Borba, a professora de Biblioteconomia, que ministra esta aula, inicia sua fala explanando que esta trata-se da conceituação da Catalogação ou Representação Descritiva, além de ilustrar sobre um dos principais instrumentos de busca e recuperação da informação, os catálogos. Foi apresentado alguns aspectos da Catalogação, a partir da visita feita na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Estes aspectos abrangem desde do processo de aquisição de obras até disponibilidade das mesmas por parte dos usuários. Relata que aquisição de obras podem ser feita através das seguintes formas: permuta, compra, doação e, através da lei de Depósito Legal. Estes ao chegarem a Biblioteca, passam, primeiramente, pelo processo de tombo/carimbagem, posteriormente segue para setor de descrição, onde a obra é registrada no sistema utilizado pela Biblioteca, e, por fim, segue para o acervo.
    Em seguida, começa a parte mais explicativa e conceitual da vídeo aula, a Professora Vildeane defini Catalogação ou Representação Descritiva como: "[...] atividade que visa a representação de qualquer objeto informacional descritivamente [...]", diz ainda que esta objetiva: "[...] descrever todas as características do material para representá-lo nos instrumentos de busca ou recuperação da informação dentro dos centro de documentação [...]". Depois ela discorre sobre os Catálogos, que são instrumentos de busca e recuperação da informação, estes podem ser manuais e automatizados. Os mesmos são organizados por características dos objetos informacionais que podem ser: autor, título e assunto, no caso dos Catálogos automatizados, estes também utilizam as palavras-chave. Estas características são os pontos de acesso, que são utilizados pelos usuários para efetuar a busca. Salientou que os Catálogos manuais são constituídos de fichas catalográficas, estas são compostas pelos pontos de acesso (autor, título, assunto), dados de localização (onde a obra se encontra no acervo físico) e áreas de descrição bibliográfica (são elaboradas de acordo com as regras do Código de Catalogação Anglo-Americano - AACR).
   Na terceira vídeo aula, do Curso de Biblioteconomia à Distância, da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, o enfoque da Professora Vildeane são as áreas de descrição bibliográfica, do AACR segunda edição, versão mais atualizada e vigente no Brasil.
   
   Para a professora Vildeane o AACR2 está dividido em duas partes, a primeira constitui-se das instruções relativas às informações para descrição do item que está sendo catalogado e a segunda parte apresenta a determinação e estabelecimento de cabeçalhos (pontos de acesso), títulos uniformes e remissivas para estes cabeçalhos.

Em seguida, a professora Vildeane, mostrou de forma específica as áreas de descrição bibliográficas, explicando a ordem e as principais características de cada uma, que pode ser melhor visualizada na tabela a seguir:

ÁREAS DE DESCRIÇÃO BIBLIOGRÁFICA
ÁREA 1
TÍTULO E INDICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
ÁREA 2
EDIÇÃO
ÁREA 3
DETALHES ESPECÍFICOS DO MATERIAL
ÁREA 4
DADOS DE PUBLICAÇÃO
ÁREA 5
DESCRIÇÃO FÍSICA
ÁREA 6
SÉRIES
ÁREA 7
NOTAS
ÁREA 8
NÚMERO INTERNACIONAL NORMALIZADO


   Por fim, a professora Vildeane, trouxe alguns exemplos de fichas catalográficas, de modo a demonstrar como cada área de descrição bibliográfica deve está disposta na ficha, respeitando as regras de descrição bibliográfica do AACR2. Segue abaixo modelo:
Fonte: Videoaula de Biblioteconomia do Ensino a Distância da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
  A aula inicial foi finalizada com algumas considerações feitas  pelos alunos e pela Professora Cláudia, a respeito das videoaulas exibida.

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